quarta-feira, dezembro 10, 2003

Metrossexuais


No sábado passado fui ver o Bruno Nogueira ao Fórum Lisboa. Falo dele pois, embora tenha uma considerável e confessa admiração pelo seu trabalho, o Bruno admitiu, perante 150 pessoas e algumas objectivas, que era heterossexual. Ora, todos nós sabemos o significado do conceito, assim como de homossexual, transexual, bissexual. O que eu desconhecia era o termo Metrossexual. O Bruno é heterossexual e metrossexual, todavia possa não saber.

Um metrossexual, ao contrário do que possa parecer, está muito longe de ser uma pessoa que faz stand-up comedy numa estação de metro, a não ser que essa pessoa seja heterossexual e não se importe de ser admirado por homens e mulheres. Não quero com isto dizer que o Bruno não se incomode com isso, mas o facto da imagem ser uma coisa importante para ele (embora não pareça devido ao cuidadoso estilo descuidado com que se apresenta), faz dele um metrossexual. Resumindo e concluindo com alguns exemplos, um metrossexual é "um homem que não se deixa espartilhar pelas convenções da masculinidade e que não se envergonha de gastar dinheiro em roupas da moda, no cabeleireiro, em cremes de beleza e manicuras", segundo a revista Focus de 12 de Novembro. Em Portugal temos alguns bons metrossexuais, a saber: Joaquim Monchique, João Baião, Herman José... Ai, ai, ups, já me estava e esquecer, têm de ser heterossexuais... Recomeçando: temos, bem, temos... bem, ainda bem que não temos!

A nível internacional estamos bem representados pelo Luís Figo e a Grã-Bretanha também, pelo David Beckam.

Desculpa Bruno por te ter mencionado no post dos metrossexuais, tu afinal és só hetero e preocupado com a imagem "estilo despreocupado". Queria ter escrito sobre o quão fantástico foste no sábado, mas como não posso, fica aqui a homenagem pelas outras vezes que me fizeste rir.

Nota: Este post surgiu devido à vontade explícita de ter no meu blog as fotos acima colocadas, funcionando somente enquanto desculpa para tal, e sob o pretexto de dar a conhecer um termo novo para muitos (incluindo eu própria).