sábado, dezembro 06, 2003

Insólitos TAP

Quantas vezes não somos confrontados com situações que nos incomodam e perante as quais ficamos atónitos? Quantas vezes não desejámos já ter clareza de espírito para poder responder a faltas de educação e à arrogância? Quantas vezes, por falta de "inspiração" e savoir-faire optamos pelo silêncio enquanto resposta?

Perante mais um caso de desrespeito e petulância numa fila de espera, uma funcionária da TAP, em Lisboa, conseguiu, a meu ver, reagir de forma espirituosa e iluminada, tendo também atingido o seu objectivo.


Essa funcionária atendia e tentava resolver o problema de uma longa fila de passageiros, devido a um atraso de um voo da mesma companhia aérea.

Um dos passageiros desse voo, ao invés de aguardar pela sua vez para ser atendido, resolveu dirigir-se directamente ao balcão, atirou o bilhete para cima do mesmo e proferir:
- Eu tenho que ir nesse voo, e tem que ser na Primeira Classe.

A funcionária respondeu:
- Senhor, desculpe, terei todo o prazer em ajudá-lo, mas tenho que atender estas pessoas primeiro, já que elas também estão aguardando pacientemente na fila. Quando chegar a sua vez, farei tudo para poder satisfazê-lo.
O passageiro ficou irredutível e disse, bastante alto para que todos na fila ouvissem:
- Você faz alguma ideia de quem eu sou?

Sem hesitar, a funcionária sorriu, pediu um instante e pegou no microfone, anunciando:
- Posso pedir um minuto de atenção aos senhores passageiros, por favor?
(a sua voz ecoou por todo o terminal).
E continuou:
- Nós temos aqui no balcão um passageiro que não sabe quem é, deve estar perdido!
Se alguém é responsável pelo mesmo, ou é parente, ou então puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade, solicitamos comparecer aqui no balcão da TAP. Obrigada!

Com as pessoas atrás dele gargalhando histericamente, o homem olhou furiosamente para a funcionária, rangeu os dentes e disse, gritando:

- Eu vou f ****-te....!

Sem recuar, ela sorriu e disse:

- Desculpe, meu caro Senhor, mas mesmo para isso o senhor vai ter que esperar na fila!

Há que ter poder de espírito para dar uma chapada de luva branca!